sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

O fim da privacidade?


Site de buscas 'fofoqueiro' revela detalhes da vida alheia


Mais do que o Google, o site de buscas Pipl quer saber o que você fez (virtualmente) no verão passado. Já teve uma conta no comunicador instantâneo ICQ, aquele da pré-história da internet? Ele mostra. Criou um perfil nas redes sociais MySpace, Friendster, Twitter ou LinkedIn? Está lá. Teve seu nome citado em algum trabalho acadêmico ou escreveu algo no site de compras Amazon? Ele também divulga. Fez um álbum de fotos no Flickr? Ele exibe.

Alguns posts abaixo, a Priscila publicou uma matéria sobre pessoas que têm seus rostos mudados com o Photoshop. Nos comentários, eu falei sobre a grande diferença entre o mundo real e o virtual, a questão da privacidade. A matéria acima mostra exatamente como esse, que considero um problema, está evoluindo.

Cada vez mais a internet se mostra um espaço que não inspira confiança. Não bastasse o fato de ser um meio no qual a identidade fica em suspensão, agora, também se coloca como um inibidor de relacionamentos. Quem vai conseguir estabelecer uma amizade, trocar telefones, passar seu e-mail ou o endereço de casa para alguém que não se sabe quem é e em um canal no qual não se sabe quem está vendo?

Fiz alguns testes no Pipl, por mim mesmo e por alguns amigos. Não consegui achar quase nada. Pelo menos por enquanto, o serviço parece ser um tanto restrito, mas acredito ser algo que não se deve arriscar.

Nenhum comentário: