O afeto parece ser algo cada vez mais distante e, aliás, proibido nos Estados Unidos. Uma escola de ensino médio da periferia de Chicago baixou uma norma que proíbe os alunos de se abraçarem. O motivo: as longas "filas de abraço" organizadas na porta do colégio pelos próprios alunos. Para a diretora, elas atrasam e tumultuam a entrada dos 860 estudantes.
Interessante que a diretora, Victoria Sharts, estabelece até os momentos em que a manifestação de afeto deve ser feita. " O abraço é mais apropriado em aeroportos ou reuniões em família do que cada vez que se vê alguém conhecido pelo corredor". Outro ponto importante, para ela, é que os abraços são, acredite, "longos demais".
Esta proibição é algo chocante em um país que registra, todo os anos, inúmeros ataques dentro de escolas. As autoridades poderiam enxergar o abraço, tão recriminado em Chicago, como um dos caminhos para mudar a mentalidade dos jovens americanos. E esta mentalidade é a grande vilã dos Estados Unidos, que tentam entender o grande número de casos de violência nos centros de ensino.
Algo tão simples e de enorme necessidade na sociedade de hoje e, ao mesmo tempo, tão proibido, quase ilegal.
3 comentários:
Parece que nos acostumamos a esquecer que somos humanos, complexos, com sentimentos. O contato físico é um assunto polêmico. O próprio livro discute isso. Usamos muito a audição e a visão e quase nada o olfato e o tato. Se uma criança aprende que 1 abraço é proibido que impacto isso terá quando for adulta? Essa diretora precisava encontrar o free hugs na saída da escola.
A cultura dos Estados Unidos é difícil de entender. Em uma época em que os americanos sofrem com seguidos ataques armados (dos próprios alunos) nas escolas, ainda existe quem queira acabar com manifestações completamente inversas. Quem sabe alguns abraços não foi o que faltou para que os últimos atiradores baixassem suas armas e suas guardas?
Proibir um abraço é como proibir a paz.
A cultura americana já é considerada "fria". Os americanos saem de casa cedo e logo perdem a noção de estrutura familiar. Amor e carinho são uma maneira explícita de se acalmar e trazer o bem-estar. Mas a diretora prefere vencer a guerra contra o relógio e não se atrasar, do que trazer paz a escola....
Postar um comentário