quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Mídias: um mal necessário

Como trabalho/tema para o mini-seminário de nosso grupo, escolhemos analisar dois filmes, fazendo críticas da própria mídia e analisando o poder de manipulação que ela tem para com as pessoas, seja negativa ou positivamente.

Aproveitando o assunto, pergunto: será que a publicidade e a propaganda têm o poder de mudar a sociedade? No filme Idiocracy – um filme bobo, mas inteligente a certo ponto, isso é possível.

Para entender o comentário, primeiro uma sinopse do filme, de 2006: Escrita com sarcasmo incisivo e piadas visuais hilárias, Idiocracy é uma divertida comédia que fará as pessoas pensarem duas vezes sobre o futuro da raça humana. Joe Bowers não é de modo algum o cara mais brilhante do pedaço, mas quando uma experiência governamental com hibernação cai no esquecimento, Bowers acorda no ano de 2505 e encontra uma sociedade tão emburrecida pelo comercialismo de massa (propagandas) e pela alienação da programação de Tv, que ele acaba sendo a pessoa mais inteligente do planeta. Assim, cabe a um cara pra lá de mediano colocar a evolução da raça humana de volta nos trilhos.

Claro que o filme é uma ficção, mas se a sociedade e a mídia não “entrarem em sintonia”, as pessoas podem ficar alienadas, a ponto de não terem mais discernimento entre o que é certo ou errado, bom ou ruim para elas próprias e nem mesmo ter limites.

A película é como se fosse um alerta para as pessoas verem como tudo pode ser destruído sem a educação e com a manipulação das mídias, mas também, elas não são as únicas vilãs no mundo das comunicações ou da educação: vários fatores entram em comunhão, fazendo delas um mal necessário. Cabe aos comunicadores, saber como usá-las.


Cena do filme Idiocracy

4 comentários:

Zambeta disse...

É interessante perceber como a chamada "era da informação" está cada vez mais em pauta, e como a própria mídia enxerga (e critica) essa questão. Não assisti ao filme, mas pela sinopse, dá para ver que se trata de um futuro não tão utópico assim. A quantidade de informações que recebemos diariamente pode ser alienante, na medida em que não se tem espaço para assimilar, para se fazer a síntese. E essa não é uma questão só relacionada à publicidade, é mais um problema estrutural da mídia.

Alessandra disse...

Fiquei curiosa pra assistir o filme, é um tema que precisamos sempre questionar: quem controla o quê? qual o limite entre entretenimento e informação e persuasão? Ainda que caiba a cada pessoa definir o que assistir ou não ou por qual meio se informar, não há como negar a influência da mídia nas vidas.

Anônimo disse...

Ah, eu j� assisti esse filme!
Fiquei muito tempo criando coragem para alug�-lo, mas no fim das contas at� que gostei!
Ele � muito mas cr�tico do que o "Borat", por exemplo, que na minha opini�o foi apenas um jeito do Sacha Baron Cohen ingressar na m�dia americana..ou seja, fazendo esc�ndalo.
N�o creio que o "Idiocracy" seja algo t�o possivel assim de ocorrer. Sabe porque?? Pois o ser humano tem uma imensa e incompar�vel habilidade de ADAPTA��O! Essa � a palavra. Ele consegue sobreviver em qualquer meio, e para isso � necess�rio pessoas cada vez mais inteligentes, o que n�o deixa de ocorrer.
Bom, acho que � s�!
Gostei de v�rias coisas no blog!
Visitem o meu!!!
At� mais!!!!

Anônimo disse...

o blog é: http://acidboy.blog.terra.com.br