sexta-feira, 7 de setembro de 2007

O fotojornalismo e a era digital

Na sua nova era, a fotografia visa continuar produzindo imagens artísticas sem deixar de aproveitar os recursos.

Embora as novas tecnologias tenham trazido vantagens no campo fotográfico, no que diz respeito à qualidade da imagem, e a oportunidade de vencer o tempo e o espaço com maior rapidez e comodidade, as questões ligadas à manipulação digital de imagens são talvez as mais relevantes para o fotojornalismo atual. Se, anteriormente, os recursos utilizados eram feitos à mão, agora entra a máquina como instrumento de auxílio ao homem na elaboração da fotografia de imprensa, atingindo objetivos positivos e consequentemente lucros significativos para a imprensa jornalística. Um jornal que antes dependia da revelação, ampliação e edição das imagens para publicá-las, hoje pode obter um resultado mais eficaz e veloz, aumentando seus exemplares devido ao menor tempo requerido para a elaboração do jornal. A instantânea visualização das imagens digitalizadas através de softwares também auxiliou no processo de edição de um jornal impresso.

O jornal impresso e a fotografia digital

Rompendo a barreira da realidade virtual podemos conferir em tempo real, nas redações ou nos sites das agências de notícias, informações visuais de todos os cantos do mundo por um custo quase zero. Ou criar imagens surreais na mesma velocidade.

A imagem digital veio pra ficar, e não para substituir o que já foi conquistado, isso para facilitar a vida do fotógrafo, agregando novos valores. Portanto é mais uma técnica, um recurso de linguagem que devemos aprender e usufruir em todos os seus aspectos.

A respeito de toda essa tecnologia, podemos pronunciar que a fronteira final fotográfica ainda não foi atingida e a boa fotografia, independente da mídia utilizada, ainda demanda luz, sensibilidade de intelecto criativo do fotógrafo.

Um comentário:

Priscila Marques disse...

A fotografia digital é uma evolução na área sim, mas o "problema" é que fica mais fácil manipular uma imagem com recursos como o photoshop que, muitas vezes, é utilizado em prol do veículo que pretende passar um certo tipo de interpretação (o que não é legal); mesmo assim, como amante assumida da fotografia, acredito que há males que vêm para o bem (rs) e como dizia um professor da faculdade: "Qualquer um faz uma foto, só basta ouvir o click".
Eu também trabalho em jornal impresso e admito que a fotografia digital ajuda - e muito - para cumprir o dead line. Como tudo o que estamos vivendo, há sempre novidades e a fotografia não poderia ficar para trás, mas sempre haverá o charme de uma foto P&B tirada em uma câmera manual!