Uma pesquisa feita pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia, apontou que as crianças que assistem a mais de duas horas de televisão por dia, enquanto cursam a escola primária, têm mais dificuldade de concentração quando chegam ao ensino secundário do que aquelas que assistem pouca televisão.
Parece-me que a TV não possui todo esse potencial de educar as crianças no mundo globalizado, em que os pais não têm tempo de acompanhar de perto o desenvolvimento infantil. Usando dados deste levantamento, é possível notar as diversas falhas ainda existentes na mídia, com relação a educar, transmitir cultura. O problema estaria no momento e na forma como estas informações são repassadas aos pequenos que, até então, estão reconhecendo o ambiente em que crescem.
O estudo da universidade neozelandesa indica ainda que os danos provocados pela televisão nas crianças são duradouros. Há uma interferência direta na atenção delas.
O fato é que ao freqüentar a escola, os pequenos passam a se deparar com uma nova forma de absorção de conhecimento. Talvez até muito mais entediante do que quando assiste à TV. Em alguns casos, as crianças admitiram deixar de fazer a lição de casa porque os programas da televisão agradam mais.
Os pesquisadores ouviram 1.037 crianças de cinco a 15 anos de idade. O estudo foi publicado na revista médica Pediatrics.
Fonte: jornal Diário de Açores (Portugal)
http://www.da.online.pt/
Um comentário:
O problema da televisão, pelo que eu vejo, é o mesmo enfrentado pelas outras grandes e tradicionais mídias de massa: trata-se de comunicação em uma só via. A criança recebe todo o tipo de informação mas não tem como interagir e acredito que, nesta idade, se não há contato, não há a possibilidade de manusar e tudo mais, a criança realmente não vai aprender. Acredito que a simples imposição de informações não leva a criança a nenhuma aprendizado. Mas, esse é um panorama que tende a mudar em pouco tempo, por meio de ferramentas como a tv digital e a própria internet.
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